domingo, 12 de março de 2023

IKKO-IKKI

 A princípio o Ikko-ikki (一向一揆) era um tipo de batalhão guerreiro composto de camponeses, monges budistas, sacerdotes xintoístas e nobres locais, que se ergueram contra o governo samurai entre os séculos XV e XVI. Foram primeiramente seguidores dos Jōdo Shinshū, uma escola do Budismo Terra Pura que ensinava que todos os crentes são igualmente "salvos" pela graça do Buda Amida. O único líder proeminente foi Rennyo, o líder da seita do Jōdo Shinshu em Hongan-ji. Rennyo foi nomeado para o cargo de abade de Hongan-ji, em 1457, data esta quando é considerado que o Ikkō-ikki surgiu.

Suzuki Shigehide (鈴木重秀) vassalo do clã Suzuki, dito como o verdadeiro Suzuki Magoichi ou saika Magoichi teria capitaneado outro grupo inspirado nesse o Ikko ikki (一向一揆) chamado de Saika ikki ou Saiga Ikki (雑賀一揆) , baseado em Ōta na província de Kii (agora parte da prefeitura de Wakayama) de Honshu, este grupo foi um dos muitos grupos de mercenários conhecidos por nome de ikkō-ikki ou nomes similares no Japão feudal, estes grupos eram conhecidos pela ferocidade na batalha.  Este grupo sob o comando de Suzuki Magoichi era formado por vários camponeses, Ashigarus e nobres. Diz-se que seus informantes homens e mulheres não eram identificados por nomes e eram chamados de "Magoichi por seus clientes".

Em particular, os membros deste destacamento de Ikko ikki ou Saika ikki eram, como os monges do Negoro-ji, peritos no manuseio de arcabuze e conhecidos como grandes armeiros e forjadores de armas. Ambos os grupos ajudaram Ishiyama em Hongan-ji, a fortaleza dos ikkō-ikki foi sitiada por Oda Nobunaga de 1570 a 1580. O lema da cidade permanece o mesmo até hoje e é traduzido para o português como "mantenha-se forte sempre e não se esqueça do passado".

O Castelo de Ōta (perto do local do atual Castelo de Wakayama), foi sitiada por Nobunaga em 1577. Esse mosteiro foi atacado novamente em 1585 por Toyotomi Hideyoshi, em castigo por sua oposição ao seu antigo senhor, Oda Nobunaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário