domingo, 23 de junho de 2019

輪入道 – WANYUDO - FOLCLORE JAPONÊS

輪入道 - Wanyūdō (literalmente "estrada para entrada” também conhecido como “Calcanhar de fogo” ou “Tomador de almas ", é uma figura conhecida na mitologia japonesa, um Yōkai relativamente conhecido no folclore do Japão; Os primeiros relatos de Wanyūdō remontam ao período Heian.
Em algumas historias Wanyūdō assumia a forma de uma roda de carroça queimada que carrega o rosto atormentado de um homem, em outras do cocheiro da carroça. Diversos folclores o indicam como a alma condenada de um Daimyo tirânico que, na vida, era conhecido por ter suas vítimas arrastadas por um carro de boi. Dizem que ele é responsável por levar as almas dos condenados ao Inferno (o equivalente segundo a sua cultura) e perambular ao longo da estrada entre este mundo e o submundo, assustando os habitantes da cidade quando ele passa e roubando as almas de qualquer um que chegue perto demais para levá-los ao Inferno com ele...
Lendas
Uma das lendas mais famosas vem de Kyoto, no Japão. Enquanto Wanyūdō passava pela cidade, uma mulher espiou pela janela para ele. Wanyūdō disse a ela: "Em vez de olhar para mim, dê uma olhada no seu próprio filho!”.
Ela olhou para o bebê para encontrá-lo deitado no chão em uma poça de sangue com as pernas faltando. Quando ela olhou para fora do demônio, viu as pernas do bebê em sua boca enquanto ele as comia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário